A VIAGEM
PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES
Os universitários de Biomedicina da FASI (Faculdade de Saúde Ibituruna) e de Farmácia da FASA (Faculdade Santo Agostinho) desenvolveram diversas ações no município de Chapada Gaúcha nesses dois dias de atividades, saíram todos satisfeitos com o trabalho realizado, a recepção e participação da população chapadense.
As 05hs da manhã de sábado (10/03) já estavam todos de pé, vestiram a camisa do projeto (segunda pele), pegaram a mochila e foram a campo. De manhã aconteceram ações nas comunidades rurais de Marimbas, Retiro Velho e na Zona Urbana.
Houve grande participação dos moradores de Marimbas, estiveram presentes na Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias aproximadamente 200 pessoas, sendo adultos e crianças. Acadêmicos do curso de Biomedicina (Cristianne, Thiago, Wanessa, Maria Cecília, Bianca e Roberta) e Farmácia (Ana Paula, Adrielle, Guilherme, Jonathas, Messias, Raphaela, Natalha, Maira) montaram uma Tenda da Saúde com aferição de pressão arterial, medição da glicose, medidas de peso e altura, cálculo do IMC e explicação destes resultados, além de dicas básicas para saúde. Para a criançada houve brincadeiras, danças, jogos e oficina de artes. Por fim os estudantes fizeram uma apresentação de dança afro-brasileira e a Maíra tocou músicas clássicas com o Violino.
Em Retiro Velho também houve grande participação popular, cerca de 250 pessoas estiveram presentes. Universitários do curso de Biomedicina (Elisia, Raissa, Isis, Júnia, Elizama, Dayane) realizaram uma Tenda da Saúde com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, medidas de peso e altura, IMC (Índice da Massa Corporal através do peso e altura) e explicação destes resultados, além de dicas básicas para saúde. Para as crianças houve brincadeiras, danças, jogos, pinturas e oficina de artes.
Ainda pela manhã alunos do curso Farmácia (Silvana, Renata e Juciara) realizaram visitas domiciliares no bairro Jardim da Paz – sede. Durante as visitas, foram coletadas informações tanto a respeito do uso de medicamentos como prazo de validade, local de armazenamento, assistência farmacêutica, bem como dados gerais, onde se incluem o tipo de casa que mora, quantos cômodos, o destino do lixo e condições da água consumida. Além disso, foram prestadas orientações sobre o uso racional de medicamentos. Foram visitadas cerca 60 pessoas.
JÁ NA PARTE DA TARDE, AS AÇÕES CONTINUARAM NA ZONA RURAL
Em Ribeirão das Areias, alunos de Biomedicina (Sillas, Bruno, Anna Luiza, Bianca e Gessica) realizaram uma palestra educativa sobre “Contraceptivos”: métodos para evitar a gravidez precoce, citando o funcionamento de cada um e onde encontra-los. Em seguida ministraram palestra sobre “Primeiros Socorros”: orientações para casos de engasgamento, picadas de animais peçonhentos, desmaio e queimaduras. Foram orientados quanto a prevenção e cuidados. Estiveram presentes na escola municipal cerca de 50 pessoas entre jovens e adolescentes que participaram ativamente do evento.
Na comunidade Rio dos Bois aconteceu uma palestra sobre “Drogas e Alcoolismo”, “Alimentação Saudável” e Workshop com demonstração e degustação de Alimentos Saudáveis. Houve Conscientização sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis como maneira de prevenir doenças (desnutrição, obesidade, dislipidemias, hipertensão, diabetes, dentre outras), por fim, houve distribuição de um lanche saudável composto de frutas, barras de cereais e castanhas para o público presente – aproximadamente 300 pessoas. Estas atividades foram realizadas pelos alunos do curso Farmácia (Juciara, Renata e Silvana) e Biomedicina (Camila, Danyella, Madson, Laís e Isabela).
Registro de fotos da Comunidade de Marimbas
Apresentação de música da acadêmica Maíra
Apresentação de dança afro-brasileira
Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias
Tenda da Saúde
Registro de fotos da Comunidade de Rio Velho
Oficina de artes
Tenda da saúde
Registro de fotos da Comunidade de Ribeirão das Areias
Palestras sobre "Primeiros Socorros"
SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES
AÇÃO GLOBAL NA PRAÇA DE CHAPADA GAÚCHA
No domingo (11/03) houve uma grandiosa ação global na praça da cidade com a participação de todos os universitários, além de visitas domiciliares – Farmácia Caseira (orientação sobre o uso adequado de medicamentos, recolhimento de remédios vencidos, levantamentos de dados em relação: tipo de casa, destino do lixo, tratamento de água, destino de fezes e urina).
Houve um Workshop sobre alimentação saudável, oficina de artes com as crianças (pinturas, desenhos e brincadeiras) e Tenda da Saúde – onde foi realizado o IMC, glicemia capilar, aferição de pressão arterial e informações sobre hipertensão e diabetes. Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas pela Tenda da Saúde e 30 crianças participaram da oficina de artes.
Registro de fotos da Ação Global
DEPOIMENTOS
Já um dos coordenadores da Rota 01 Leonardo Prates usou a frase de Madre Teresa de Calcutá para definir o trabalho realizado na cidade: “Sei que o nosso trabalho foi uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.
Chapada Gaúcha é linda, quando cheguei lá pensei: Problemas aqui?
ResponderExcluirProblemas existem, e estávamos lá para trabalhar.
O povo sempre alegre, sempre com um sorriso a nos oferecer, contanto que dessemos atenção a eles, que ouvíssemos eles e isso fizemos.Ensinar, jogar bola com a garotada, atender os doentes e prevenir o sadios, esse é nosso trabalho. Foi lindo , fico feliz que ainda consiga me surpreender, me sinta tocado, são tantas diferenças que encontramos são tantas pessoas. É bonito ver o que Minas tem a nos oferecer, ver o quanto podemos melhorar, e é isso que estamos fazendo.
Sillas Mantovani