Serão contemplados os municípios de Chapada Gaúcha, Cristália, Cônego Marinho e Guaraciama
Divulgação |
Localizado a 531 quilômetros de Belo Horizonte e a 290 quilômetros de Montes Claros, Chapada Gaúcha (Norte de Mina) foi o primeiro município a receber uma caravana do Projeto Universitário Cidadão Itinerante, lançado na última sexta-feira (9), em Montes Claros, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhoha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan).
Executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), em parceria com a Fundação Diamantinense de Apoio ao Esino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe), a etapa itinerante do projeto tem os mesmos objetivos do formato original realizado durante as férias acadêmicas: contribuir para o combate à pobreza e às desiguldades sociais nos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), por meio de vivências e intercâmbios dos estudantes com a população das cidades selecionadas.
O lançamento do Projeto Universitário Cidadão - Itinerante 2012 foi feito com a presença do chefe de Gabinete da Sedvan, Mauro David, que representou o secretário de Estado Gil Pereira. Os participantes ressaltaram a importância do projeto no processo de desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas e os resultados que os acadêmicos alcançarão, com reflexos para suas vidas pessoais e profissionais. Os representantes das cidades também se pronunciaram, externando a satisfação em receber os universitários para a troca de experiências sobre as realidades locais.
Rotas
Após a capacitação desta sexta-feira, começou a viagem da primeira caravana, com destino à cidade de Chapada Gaúcha, onde atuaram alunos dos cursos de biomedicina da FASI e de farmácia da FASA, de Montes Claros. No próximo dia 16, estudantes dos cursos de serviços sociais e de biomedicia das FASI, de Montes Claros, realizarão ações no município de Cristália, sendo que o retorno será no dia 18.
No dia 23 de março, Guaraciama receberá a visita de acadêmicos dos cursos de enfermagem da Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI), de Montes Claros, e de administração da Universidade Presidente Antônio Carlos (Uunipac), de Bocaiúva, com retorno previsto para o dia 25.
Já no dia 30, outra caravana sai de Montes Claros para trabalhos de campo em Cônego Marinho, onde alunos dos cursos de enfermagem das Faculdades Santo Agostinho (FASA), de Montes Claros, e de engenharia florestal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), de Salinas, vão trabalhar com famílias carentes, com retorno marcado para o dia 1º de abril.
Também participaram da solenidade em Montes Claros o diretor Regional do Idene no Norte de Minas, Guila Ramos; o gerente Regional do órgão, Edson Couto; o gerente Regional em Januária, Antônio Vidal; a assessora especial da Sedvan, Rachel Ulhôa; o superintendente Regional de Ensino, Robson Geraldo Figueiredo; o prefeito de Cristália, Antônio Pereira dos Santos; o prefeito de Cônego Marinho, Agidê Alves Santana; o vice-prefeito de Chapada Gaúcha, Miguel Damatão, representando o prefeito José Raimundo Ribeiro Gomes; Maria do Rosário Calixto Fernandes, representando a diretoria da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), de Bocaiúva; e Michel de Medeiros Macedo, representando as Faculdades Santo Agostinho (FASA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário