terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Rota 3: Diário de Bordo (23/01/2012 Segunda)

O dia começou cedo com a visita do pessoal da administração pública local, secretários municipais, agentes de saúde e pessoas envolvidas no projeto.

Fizemos uma divisão de grupos, por área, para discutir ações no município. Após a reunião fizemos um passeio com a nossa guia turística em exercício, Aninha, e conhecemos alguns lugares da cidade.

Os meninos, muito animados e dispostos, colocaram nariz de palhaço, improvisaram alguns instrumentos musicais e, é claro e óbvio, nosso instrumento oficial: “O MEGAFONE”, que foi muito útil na mobilização da comunidade.

Engraçado...
Como conseguimos identificar rápido alguns talentos entre os universitários. Por exemplo, o Jonathan, aluno da Fisioterapia, nos surpreendeu muito com seu talento para locutor! Ele foi o responsável em animação à turma.

Conhecemos o presépio natural “Mãos de Deus”, uma obra incrível do artista Lúcio Benquerer, filho da terra, construído na cidade de Grão Mogol. Uma arquitetura impressionante, diga-se de passagem.

Na parte da tarde, o grupo de serviço social fez uma visita a comunidade de Barrocão.  A galera da saúde foram conhecer alguns equipamentos públicos de saúde.  Já os de administração e turismo começaram a mobilização para capacitação de condutores de turismo e levantamento das potencialidades turísticas da região.

À noite fizemos um passeio pela cidade e descobrimos mais um talento do grupo... Quem? Quem? Quem?  O nosso pipoqueiro Rurick, que distribuiu brincadeiras e alegria pra toda comunidade de Grão Mogol.

Após o passeio, um delicioso brigadeiro e uma sessão de filme com todo grupo... INTERAÇÃO agindo na equipe...

Simbora ROTA 03...


Mobilização da Comunidade








Rota 2: Diário de Bordo (23/01/2012 - Segunda)

O primeiro dia, 23/01 (segunda), de atividades em Buenópolis foi agitadíssimo. De manhã houve uma reunião entre coordenadores, professores, secretários e representantes locais para redefinir o cronograma da semana. Na parte da tarde, todos acadêmicos foram a campo.

Universitários de educação física, enfermagem e ciência e Tecnologia fizeram uma oficina de ginástica aeróbica na Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo. Participaram da oficina 50 crianças, de 11 a 13 anos de idade. “Faz tempo que não vejo essas crianças se divertindo tanto!” diz a diretora Sandra.
Já os universitários de fisioterapia, enfermagem e nutrição ministraram palestra de antropometria, para os agentes comunitários do município.

Cerca de 60 alunos, entre 15 e 21 anos, da escola Estadual Laerte Esperança de Oliveira foram beneficiados com a palestra “Amostra de Profissões” ministrada por acadêmicos do curso de fisioterapia, enfermagem, educação física, ciências biológicas, nutrição, odontologia e ciência e tecnologia. O objetivo principal da palestra era fazer com que os alunos conhecessem as diversas áreas de atuação dos universitários e que refletisse sobre o seu futuro profissional. Foram abordadas, ainda, as experiências vividas pelos acadêmicos durante a graduação e a forma de se ingressar na universidade pública e privada, além de como conseguir bolsas de estudos.

Por fim, acadêmicos de todos os cursos fizeram uma visita ao asilo São Vicente de Paulo e foram recebidos pela funcionária, Fabrícia, que mostrou toda a estrutura física do local e, também, nos apresentou os seus moradores. “A nossa tarde foi muito produtiva e divertida. Conhecemos as demandas de trabalho, neste local, para os próximos dias e tivemos um grande momento de interação com alguns dos 36 internos do asilo. Conseguimos sentir e ver estampados em cada rostinho sofrido à gratidão por um momento de carinho e atenção. Saímos gratos pela receptividade e por sabermos que fizemos o dia de cada um deles mais feliz” relataram os alunos.


Visita ao Asilo São Vicente de Paula








Oficina de ginástica aeróbica
Escola Estadula Nossa Senhora do Carmo














Paletra "Amostra de Profissões"





Palestra de Antropometria





Rota 1: Diário de Bordo (23/01/2012 Segunda)

Chegada em Nova Módica 

Hoje, partimos à cidade de Nova Módica dando continuidade as ações. A chegada à cidade foi um momento de muita alegria e a receptividade não poderia ser melhor. Os universitários foram recebidos pela prefeita Chrystianne Miranda e os seus demais secretários de gestão, com foguetórios e faixas de boas vindas.

A prefeita agradeceu a presença do Projeto Universitário Cidadão, na cidade, e afirmou estar muito feliz com presenças tão ilustres."Não a tanto que não se possa receber e não há pouco que não se possa dar", ressaltou Chrystianne.

Ao fim da tarde todos os universitários juntamente com a prefeita, o secretario de saúde e demais associações deram um passeio na cidade, comunicando a população da nossa presença e das atividades que vão acontecer durante a semana. Muita música, apito e balões animaram à tarde dos CIDADÃOS UNIVERSITARIOS e toda a população de Nova Módica.