quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rota 3: Diário de Bordo (25/01/2012 - Quarta-feira)

7hs: Despertar 

08h30min: Planejamento de atividades para serem executadas na comunidade agendada.


Divisão dos grupos de trabalho:
• Momento de lazer, com as crianças na faixa etária de 5 a 10 anos e 10 a 12;
• bate-papo interativo, entre os jovens de 13 a 18 anos, e, por fim;
• Oficina sobre benefícios ofertados pelo poder público através das secretarias.


Elaboração de painéis e desenvolvimento de dinâmica.  
Orientação da professora, Aríete, para a execução das atividades


09h – 11h: Fechamento do relatório do dia anterior e organização do material a ser usado.


11h – 12h: Almoço


13h15min: Chegada à comunidade Barrocão – Organização do material na escola local. 
• Atividades simultâneas: Queimada, futebol com duas categorias, vôlei.  Organizamos um bate-papo com  
   os jovens da comunidade, tendo início com uma dinâmica com rolo de barbante;
• Frisamos sobre a construção da identidade juvenil, através da consciência dos problemas e o que seria 
   solução para os mesmos na comunidade, trabalhando a reflexão de cada um.
• Possibilidades de estudo através dos programas da rede pública estadual e federal. 
• Descobrimos uma jovem portadora de necessidade intelectual, refletimos todos juntos sobre o que 
  poderia ser feito para solucionar o problema, já que a mesma relatou não possuir nenhum         
  acompanhamento social ou psicológico.
• Montagem dos painéis: Problemas/Soluções/Perspectivas.
• A aluna, Izabella, trabalhou com todos os grupos a importância da saúde bucal, demonstrando os         
   procedimentos de escovação.
• A professora, Ariete, coordenou os trabalhos com os pais, acompanhados pela Ana Laura, psicóloga do 
  município, conscientizando sobre o conceito de família, violência doméstica, construção dos valores e 
  identidade dos jovens.
• A importância da organização política – Associação comunitária da comunidade como instrumento  
  importante. Essas relações criam a proximidade e o bom convívio entre os moradores, além de trazer 
  muitos outros benefícios.
• O papel da autonomia individual de cada morador para buscar direitos e benefícios. 
• Discussão sobre a importância da estrutura familiar como base para a educação, e não apenas no 
   ambiente escolar.
• Deve haver entre os familiares, um diálogo direto com os filhos.
• O estreitamento do vínculo familiar como forma de prevenção a “acidentes sociais”.
• As ações do CRAS giram neste sentido, estando portanto o CREAS apto a atuar apenas quando esse 
   vínculo se abala, através de políticas que possam eliminar ou mesmo amenizar essas situações de risco.
• Papel do cooperativismo.


16h30min: Finalização dos trabalhos com todos os grupos.


16h50min às 17h40min: Retorno para Grão-Mogol.


18h – 20h: Oficina com guias turísticos e aula de dança no ginásio poliesportivo.


21hs: Jantar

Atividades
  
Aulão de dança, salão Paroquial, às 17h30min, para idosos

Aulão de dança, salão Paroquial, às 17h30min, para idosos

Rota 1: Diário de Bordo (25/01/2012 - Quarta-feira)

A quarta-feira aconteceu na Ruazinha, um bairro da cidade de Nova Módica.

Pela manhã foram prestados atendimentos, dos respectivos cursos a adultos, idosos, jovens e crianças. Além disso, alunos do curso de Direito e Psicologia visitaram o abrigo para crianças da cidade.

Enquanto isso, outra equipe participava da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Esse foi um espaço para troca de experiências e diversão!

Aos poucos, os Universitários vão rompendo com a desconfiança da população, que cada vez mais se interessa pelo movimento provocado na cidade.

No período da tarde, as atividades seguiram na ruazinha e foram encerradas no inicio da noite com um divertido cinema.

A meninada da ruazinha assistiu a um desenho animado, se divertiram e comeram muita pipoca!

O melhor da quarta-feira aconteceu à noite. Imaginem só! Os meninos preparam uma linda serenata com direito a musica de Roberto Carlos e rosas para as universitárias. Retribuindo o cuidado das meninas!

É equipe, aproveitem... Já estamos na reta final!

Atendimentos

















Mensagem, da Coordenação Geral do Projeto Universitário Cidadão, para as Rota 1, 2 e 3

Estamos juntos em uma “prática” que promove encontros. Observando e acompanhando o desenrolar das atividades do Universitário Cidadão, os exemplos de superação, espírito empreendedor, doação e abnegação pessoal são contagiantes. Os municípios conforme as sua possibilidades e necessidades integram-se ao projeto, solicitando, definindo ações, colaborando para que a população local participe das Interações Sociais. Os universitários e seus professores se desdobram para que as ações propostas sejam exitosas. A coordenação de cada Rota busca, com todo empenho, reordenar as atividades propostas, agindo como facilitadores e moderadores em cada grupo.

Viajando é que se aprende! A experiência de conviver e cooperar entre grupos de pessoas absolutamente diferentes e diferenciadas. A adequação de hábitos e comportamentos pessoais com uma multiplicidade de formas de agir e ser, de responder às situações cotidianas. Várias visões de mundo se encontram em momentos que, para muitos, parecem ser superficiais e efêmeros. Contudo, aqueles que efetivamente se encontram, aprendem com a experiência.

A Rota 01 está concluindo seu trabalho. Passou por Ouro Verde de Minas e está em Nova Módica. A Rota 02 trabalha em Buenópolis e seguirá para Corinto. A Rota 03 está atuando em Grão Mogol e irá para Berilo.

Esse é um projeto que depende da força, empenho e vontade de realização de cada um de nós. Parabéns a todos pelo que já foi vivido e realizado. Força, coragem e alegria para os que ainda tem muito a fazer até a conclusão das atividades.

Abraços,
Equipe da Coordenação Geral do Projeto Universitário Cidadão