segunda-feira, 26 de março de 2012

Itinerante 2012/Norte de Minas - Diário de Bordo Rota 3 (Cônego Marinho) - De 23 a 25/03/2012

A VIAGEM

O Projeto Universitário Cidadão Itinerante pega a estrada novamente, agora é a vez de Cônego Marinho, cidade fundada em 1995, localizada no norte mineiro e a 634 km de Belo Horizonte, e com 7.056 habitantes. Universitários de Engenharia Florestal do IFNMG – Campus Salinas e Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros tiveram três dias de muito trabalho na acolhedora cidade de Cônego.

SEXTA - PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES
ENGENHARIA FLORESTAL

Acadêmicos de Engenharia Florestal ministraram importantes palestras na zona rural do município. Foram trabalhados diversos temas sobre conservação de nascentes e matas ciliares, havendo ainda atividades práticas em trechos de rios: diagnóstico e orientações. Esta ação aconteceu nas comunidades de Cruz dos Araújos, São José das Macaúbas e Dourados. Cerca de 220 pessoas foram beneficiadas com essa atividade.
Em torno de 80 moradores da comunidade Olhos D’Agua participaram da palestra sobre “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, houve muita participação do público. Ao final da atividade, alunos e moradores fizeram um rápido diagnóstico de algumas áreas.
Na sexta e no sábado aconteceram diversas atividades na zona urbana. Os estudantes de engenharia florestal se espalharam pela cidade e desenvolveram atividades com a população. Fizeram diagnósticos, abertura de covas, palestras, plantio de mudas e uma caminhada pela cidade para identificar problemas de arborização nos logradouros.

ENFERMAGEM

Já os acadêmicos de Enfermagem estiveram na Escola Estadual Cônego Marinho para realizar atividades lúdicas e palestra sobre saúde bucal com alunos do 6º e 7º ano. Os universitários passaram alguns vídeos educativos e apresentaram técnicas de escovação. Cerca de 60 alunos estiveram presentes na atividade.
Estudantes fizeram visitas domiciliares a várias famílias. Durante a visita, acadêmicos fizeram aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações sobre pressão arterial, diabetes e cartão de vacina.
Ocorreu uma importante palestra sobre “Sexualidade e Câncer de Mama” na Escola Municipal de Cônego Marinho. Houve muita participação das 150 pessoas presentes no local.
Sessenta pessoas estiveram presentes na escola de Cruz dos Araújos para participar de uma palestra com diversos temas da saúde como o desenvolvimento do corpo masculino e feminino, DST’s, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, autoexame das mamas e higiene oral.

SÁBADO – SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES
ENGENHARIA FLORESTAL

Universitários de engenharia florestal retornaram a comunidade Olhos D’Água, dessa vez para ministrar o minicurso “Quintal Ecológico” a doze pessoas. Foram abordados temas como agroecologia, agricultura em quintal e produção orgânica. Por fim, para elucidar a teoria, foi realizada uma prática com a construção de uma horta em formato de mandala, que apresenta vantagens em relação a horta convencional. Foi visível o grande interesse do público pelo assunto abordado, uma vez que a fonte de renda da maioria da população local é a produção agrícola orgânica.
Em Cruz dos Araújos houve o minicurso “Coleta de Sementes e Prop. de Espécies” a quinze pessoas. Foi abordado a importância da coleta de sementes, identificação de matrizes, técnicas de coleta, transporte de sementes, beneficiamento, armazenamento e produção de mudas.

ENFERMAGEM

Aproximadamente 90 pessoas estiveram na Praça Central para participar da palestra sobre “Hipertensão e Diabetes”. Durante a atividade houve aferição de pressão e teste de glicemia capilar.
Trinta adolescentes estiveram presentes na escola de Olhos D’Agua para participar de uma palestra com diversos temas da saúde como o desenvolvimento do corpo masculino e feminino na puberdade, DST’s, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, autoexame das mamas e higiene oral.
Em São José das Macaúbas aproximadamente cem pessoas participaram de palestras sobre hipertensão arterial e diabetes e câncer de mama. Houve ainda aferição de pressão e teste de glicemia capilar aos moradores presentes.
Na comunidade de Poções aconteceram diversas atividades para toda a população. As atividades desenvolvidas nesse dia foram orientações sobre alimentação saudável para crianças e mães da comunidade, além disso, houve orientação sobre saúde bucal através de atividades lúdicas, como teatro de fantoches e vídeos educativos. 

Registro de fotos dos Atendimentos





















segunda-feira, 19 de março de 2012

Itinerante 2012/Norte de Minas - Diário de Bordo Rota 2 (Cristália) - De 16 a 18/03/2012



A VIAGEM

A Rota 02 saiu de Montes Claros as 08h30m, pegou a estrada e chegou a Cristália por volta das 13h. Todos almoçaram, conheceram o alojamento e em seguida já foram exercer o papel de universitário cidadão
 

PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES - SEXTA

A equipe de Biomedicina da FASI ministraram duas palestras sobre “Drogas e Alcoolismo” e “Métodos Contraceptivos” na Escola Estadual Professor Tutu. A tarde teve como público alvo os educadores e funcionários da escola, já à noite estiveram presentes 200 alunos do ensino médio. Houve muita interação e participação do público nos dois momentos. Ainda pela noite estes mesmos acadêmicos realizaram uma palestra sobre “Drogas e Alcoolismo” para aproximadamente 50 pessoas (principalmente educadores) na Escola Municipal Caroline Ursine.

Já a equipe de Serviço Social realizou uma capacitação sobre “Sexualidade Precoce” para dez agentes comunitários de saúde do município na secretaria de educação e mini curso para seis conselheiros da criança e adolescente e tutelar. A noite houve uma palestra sobre “Aspectos Sociais e Drogas” para 30 professores, supervisores e diretores das escolas municipais. Esse evento aconteceu na Escola Municipal Caroline Ursine.

SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES – SÁBADO

Pela manhã, acadêmicos de Biomedicina realizaram palestras sobre “Drogas e Alcoolismo” e “Métodos Contraceptivos”, Oficina de Artes, Música e Brincadeiras, além da Tenda da Saúde (Aferição de Pressão Arterial, Cálculo do IMC - Índice de Massa Corporal, Glicemia Capilar e dicas sobre saúde e alimentação). Essas atividades aconteceram em dois locais simultâneos: Na E. E. Professor Tutu (200 pessoas presentes incluindo alunos, crianças e moradores locais) e na E. M. Caroline Ursine (aproximadamente 70 adultos e 200 crianças).

Os universitários de Serviço Social ministraram a palestra “Sexualidade Precoce” para alunos (9º ano e ensino médio) da E. E. Professor Tutu e para aproximadamente 40 pais na E. M. Caroline Ursine. Houve ainda na zona urbana um encontro com o grupo da 3ª idade Conviver, onde aconteceu diversas atividades.

Já a tarde todos universitários foram desenvolver ações na zona rural do município. Aproximadamente 100 pessoas da comunidade Bateeiro foram atendidas pela Tenda da Saúde montada pelos estudantes de Biomedicina. A Tenda da Saúde oferecia a população exames de Aferição de Pressão Arterial, Cálculo do IMC - Índice de Massa Corporal, Glicemia Capilar e dicas sobre saúde e alimentação.

A equipe de Serviço Social realizou entrevista com representantes da comunidade Bateeiro a fim de conhecer a realidade local.

A comunidade Boa Vista também foi beneficiada pelo trabalho dos universitários. Pouco mais de 70 moradores locais participaram ativamente da Tenda da Saúde, Palestras sobre “Drogas, Alcoolismo e Métodos Contraceptivos” e Oficinas de Artes e atividades recreativas para criançada.
 

Registro de fotos dos Atendimentos


















 
 Registro de fotos da Comemoração do Aniversário da Cidade






TERCEIRO DIA DE ATIVIDADES – DOMINGO

No domingo pela manhã os acadêmicos fizeram visita domiciliar no bairro Planalto com a o auxílio dos agentes de saúde da cidade. As visitas tiveram como prioridade aquelas famílias que se encontram em vulnerabilidade social.
PALAVRA DO PREFEITO

“É muito gratificante para nós cristalienses receber o Projeto Universitário Cidadão. Os acadêmicos trouxeram muita orientação e informação para os jovens e adultos, e alegria para nossas crianças. Estamos satisfeitos pelo serviço prestado a nossa gente. Voltem Sempre!”, diz o Prefeito de Cristália Antônio Pereira, que participou de algumas atividades do projeto.





segunda-feira, 12 de março de 2012

Itinerante 2012/Norte de Minas - Diário de Bordo Rota 1 (Chapada Gaúcha) - De 09 a 11/03/2012

A VIAGEM 

Rota 01 saiu de Montes Claros as 14hs, atravessou o “Velho Chico” e chegou a Chapada Gaúcha por volta das 21h30m, foram mais de 07 horas de viagem. Todos se acomodaram no alojamento, jantaram e foram descansar, pois sabiam que teriam dois dias intensos de trabalho.



PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES

Os universitários de Biomedicina da FASI (Faculdade de Saúde Ibituruna) e de Farmácia da FASA (Faculdade Santo Agostinho) desenvolveram diversas ações no município de Chapada Gaúcha nesses dois dias de atividades, saíram todos satisfeitos com o trabalho realizado, a recepção e participação da população chapadense.

As 05hs da manhã de sábado (10/03) já estavam todos de pé, vestiram a camisa do projeto (segunda pele), pegaram a mochila e foram a campo. De manhã aconteceram ações nas comunidades rurais de Marimbas, Retiro Velho e na Zona Urbana.

Houve grande participação dos moradores de Marimbas, estiveram presentes na Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias aproximadamente 200 pessoas, sendo adultos e crianças. Acadêmicos do curso de Biomedicina (Cristianne, Thiago, Wanessa, Maria Cecília, Bianca e Roberta) e Farmácia (Ana Paula, Adrielle, Guilherme, Jonathas, Messias, Raphaela, Natalha, Maira) montaram uma Tenda da Saúde com aferição de pressão arterial, medição da glicose, medidas de peso e altura, cálculo do IMC e explicação destes resultados, além de dicas básicas para saúde. Para a criançada houve brincadeiras, danças, jogos e oficina de artes. Por fim os estudantes fizeram uma apresentação de dança afro-brasileira e a Maíra tocou músicas clássicas com o Violino.

Em Retiro Velho também houve grande participação popular, cerca de 250 pessoas estiveram presentes. Universitários do curso de Biomedicina (Elisia, Raissa, Isis, Júnia, Elizama, Dayane) realizaram uma Tenda da Saúde com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, medidas de peso e altura, IMC (Índice da Massa Corporal através do peso e altura) e explicação destes resultados, além de dicas básicas para saúde. Para as crianças houve brincadeiras, danças, jogos, pinturas e oficina de artes.

Ainda pela manhã alunos do curso Farmácia (Silvana, Renata e Juciara) realizaram visitas domiciliares no bairro Jardim da Paz – sede. Durante as visitas, foram coletadas informações tanto a respeito do uso de medicamentos como prazo de validade, local de armazenamento, assistência farmacêutica, bem como dados gerais, onde se incluem o tipo de casa que mora, quantos cômodos, o destino do lixo e condições da água consumida. Além disso, foram prestadas orientações sobre o uso racional de medicamentos. Foram visitadas cerca 60 pessoas.

JÁ NA PARTE DA TARDE, AS AÇÕES CONTINUARAM NA ZONA RURAL

Em Ribeirão das Areias, alunos de Biomedicina (Sillas, Bruno, Anna Luiza, Bianca e Gessica) realizaram uma palestra educativa sobre “Contraceptivos”: métodos para evitar a gravidez precoce, citando o funcionamento de cada um e onde encontra-los. Em seguida ministraram palestra sobre “Primeiros Socorros”: orientações para casos de engasgamento, picadas de animais peçonhentos, desmaio e queimaduras. Foram orientados quanto a prevenção e cuidados. Estiveram presentes na escola municipal cerca de 50 pessoas entre jovens e adolescentes que participaram ativamente do evento.

Na comunidade Rio dos Bois aconteceu uma palestra sobre “Drogas e Alcoolismo”, “Alimentação Saudável” e Workshop com demonstração e degustação de Alimentos Saudáveis. Houve Conscientização sobre a importância dos hábitos alimentares saudáveis como maneira de prevenir doenças (desnutrição, obesidade, dislipidemias, hipertensão, diabetes, dentre outras), por fim, houve distribuição de um lanche saudável composto de frutas, barras de cereais e castanhas para o público presente – aproximadamente 300 pessoas. Estas atividades foram realizadas pelos alunos do curso Farmácia (Juciara, Renata e Silvana) e Biomedicina (Camila, Danyella, Madson, Laís e Isabela).

Registro de fotos da Comunidade de Marimbas
Apresentação de música da acadêmica Maíra




Apresentação de dança afro-brasileira


Escola Municipal Getúlio Inácio de Farias




Tenda da Saúde


Registro de fotos da Comunidade de Rio Velho
Oficina de artes



Tenda da saúde



Registro de fotos da Comunidade de Ribeirão das Areias
Palestras sobre "Primeiros Socorros"
 



SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES
AÇÃO GLOBAL NA PRAÇA DE CHAPADA GAÚCHA

No domingo (11/03) houve uma grandiosa ação global na praça da cidade com a participação de todos os universitários, além de visitas domiciliares – Farmácia Caseira (orientação sobre o uso adequado de medicamentos, recolhimento de remédios vencidos, levantamentos de dados em relação: tipo de casa, destino do lixo, tratamento de água, destino de fezes e urina).

Houve um Workshop sobre alimentação saudável, oficina de artes com as crianças (pinturas, desenhos e brincadeiras) e Tenda da Saúde – onde foi realizado o IMC, glicemia capilar, aferição de pressão arterial e informações sobre hipertensão e diabetes. Aproximadamente 100 pessoas foram atendidas pela Tenda da Saúde e 30 crianças participaram da oficina de artes.

Registro de fotos da Ação Global





DEPOIMENTOS

Segundo o prefeito de Chapada Gaúcha José Raimundo Ribeiro Gomes, o Projeto Universitário Cidadão contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos chapadenses: “É um projeto muito importante, pois aproxima o universitário da comunidade, com isso conhece melhor a realidade do Norte de Minas, e também contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. Parabéns a todos envolvidos no Projeto Universitário Cidadão!”.

Já um dos coordenadores da Rota 01 Leonardo Prates usou a frase de Madre Teresa de Calcutá para definir o trabalho realizado na cidade: “Sei que o nosso trabalho foi uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.