A VIAGEM
O Projeto Universitário Cidadão Itinerante pega a estrada novamente, agora é a vez de Cônego Marinho, cidade fundada em 1995, localizada no norte mineiro e a 634 km de Belo Horizonte, e com 7.056 habitantes. Universitários de Engenharia Florestal do IFNMG – Campus Salinas e Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros tiveram três dias de muito trabalho na acolhedora cidade de Cônego.
SEXTA - PRIMEIRO DIA DE ATIVIDADES
ENGENHARIA FLORESTAL
ENGENHARIA FLORESTAL
Acadêmicos de Engenharia Florestal ministraram importantes palestras na zona rural do município. Foram trabalhados diversos temas sobre conservação de nascentes e matas ciliares, havendo ainda atividades práticas em trechos de rios: diagnóstico e orientações. Esta ação aconteceu nas comunidades de Cruz dos Araújos, São José das Macaúbas e Dourados. Cerca de 220 pessoas foram beneficiadas com essa atividade.
Em torno de 80 moradores da comunidade Olhos D’Agua participaram da palestra sobre “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, houve muita participação do público. Ao final da atividade, alunos e moradores fizeram um rápido diagnóstico de algumas áreas.
Na sexta e no sábado aconteceram diversas atividades na zona urbana. Os estudantes de engenharia florestal se espalharam pela cidade e desenvolveram atividades com a população. Fizeram diagnósticos, abertura de covas, palestras, plantio de mudas e uma caminhada pela cidade para identificar problemas de arborização nos logradouros.
ENFERMAGEM
Já os acadêmicos de Enfermagem estiveram na Escola Estadual Cônego Marinho para realizar atividades lúdicas e palestra sobre saúde bucal com alunos do 6º e 7º ano. Os universitários passaram alguns vídeos educativos e apresentaram técnicas de escovação. Cerca de 60 alunos estiveram presentes na atividade.
Estudantes fizeram visitas domiciliares a várias famílias. Durante a visita, acadêmicos fizeram aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar e orientações sobre pressão arterial, diabetes e cartão de vacina.
Ocorreu uma importante palestra sobre “Sexualidade e Câncer de Mama” na Escola Municipal de Cônego Marinho. Houve muita participação das 150 pessoas presentes no local.
Sessenta pessoas estiveram presentes na escola de Cruz dos Araújos para participar de uma palestra com diversos temas da saúde como o desenvolvimento do corpo masculino e feminino, DST’s, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, autoexame das mamas e higiene oral.
SÁBADO – SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES
ENGENHARIA FLORESTAL
Universitários de engenharia florestal retornaram a comunidade Olhos D’Água, dessa vez para ministrar o minicurso “Quintal Ecológico” a doze pessoas. Foram abordados temas como agroecologia, agricultura em quintal e produção orgânica. Por fim, para elucidar a teoria, foi realizada uma prática com a construção de uma horta em formato de mandala, que apresenta vantagens em relação a horta convencional. Foi visível o grande interesse do público pelo assunto abordado, uma vez que a fonte de renda da maioria da população local é a produção agrícola orgânica.
Em Cruz dos Araújos houve o minicurso “Coleta de Sementes e Prop. de Espécies” a quinze pessoas. Foi abordado a importância da coleta de sementes, identificação de matrizes, técnicas de coleta, transporte de sementes, beneficiamento, armazenamento e produção de mudas.
ENFERMAGEM
Aproximadamente 90 pessoas estiveram na Praça Central para participar da palestra sobre “Hipertensão e Diabetes”. Durante a atividade houve aferição de pressão e teste de glicemia capilar.
Trinta adolescentes estiveram presentes na escola de Olhos D’Agua para participar de uma palestra com diversos temas da saúde como o desenvolvimento do corpo masculino e feminino na puberdade, DST’s, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, autoexame das mamas e higiene oral.
Em São José das Macaúbas aproximadamente cem pessoas participaram de palestras sobre hipertensão arterial e diabetes e câncer de mama. Houve ainda aferição de pressão e teste de glicemia capilar aos moradores presentes.
Na comunidade de Poções aconteceram diversas atividades para toda a população. As atividades desenvolvidas nesse dia foram orientações sobre alimentação saudável para crianças e mães da comunidade, além disso, houve orientação sobre saúde bucal através de atividades lúdicas, como teatro de fantoches e vídeos educativos.


Registro de fotos dos Atendimentos


Nenhum comentário:
Postar um comentário