7hs: Despertar
08h30min: Planejamento de atividades para serem executadas na comunidade agendada.
Divisão dos grupos de trabalho:
• Momento de lazer, com as crianças na faixa etária de 5 a 10 anos e 10 a 12;
• bate-papo interativo, entre os jovens de 13 a 18 anos, e, por fim;
• Oficina sobre benefícios ofertados pelo poder público através das secretarias.
Elaboração de painéis e desenvolvimento de dinâmica.
08h30min: Planejamento de atividades para serem executadas na comunidade agendada.
Divisão dos grupos de trabalho:
• Momento de lazer, com as crianças na faixa etária de 5 a 10 anos e 10 a 12;
• bate-papo interativo, entre os jovens de 13 a 18 anos, e, por fim;
• Oficina sobre benefícios ofertados pelo poder público através das secretarias.
Elaboração de painéis e desenvolvimento de dinâmica.
Orientação da professora, Aríete, para a execução das atividades
09h – 11h: Fechamento do relatório do dia anterior e organização do material a ser usado.
11h – 12h: Almoço
13h15min: Chegada à comunidade Barrocão – Organização do material na escola local.
09h – 11h: Fechamento do relatório do dia anterior e organização do material a ser usado.
11h – 12h: Almoço
13h15min: Chegada à comunidade Barrocão – Organização do material na escola local.
• Atividades simultâneas: Queimada, futebol com duas
categorias, vôlei. Organizamos um bate-papo com
os jovens da comunidade, tendo início com uma dinâmica com rolo de barbante;
• Frisamos sobre a construção da identidade juvenil, através da consciência dos problemas e o que seria
• Frisamos sobre a construção da identidade juvenil, através da consciência dos problemas e o que seria
solução para os mesmos na comunidade, trabalhando a reflexão de cada um.
• Possibilidades de estudo através dos programas da rede pública estadual e federal.
• Possibilidades de estudo através dos programas da rede pública estadual e federal.
• Descobrimos uma jovem portadora de necessidade
intelectual, refletimos todos juntos sobre o que
poderia ser feito para solucionar o problema, já que a mesma relatou não possuir nenhum
acompanhamento social ou psicológico.
• Montagem dos painéis: Problemas/Soluções/ Perspectivas.
• A aluna, Izabella, trabalhou com todos os grupos a importância da saúde bucal, demonstrando os
• Montagem dos painéis: Problemas/Soluções/
• A aluna, Izabella, trabalhou com todos os grupos a importância da saúde bucal, demonstrando os
procedimentos de escovação.
• A professora, Ariete, coordenou os trabalhos com os pais, acompanhados pela Ana Laura, psicóloga do
• A professora, Ariete, coordenou os trabalhos com os pais, acompanhados pela Ana Laura, psicóloga do
município, conscientizando sobre o conceito de família, violência doméstica, construção dos valores e
identidade dos jovens.
• A importância da organização política – Associação comunitária da comunidade como instrumento
• A importância da organização política – Associação comunitária da comunidade como instrumento
importante. Essas relações criam a proximidade e o bom convívio entre os moradores, além de trazer
muitos outros benefícios.
• O papel da autonomia individual de cada morador para buscar direitos e benefícios.
• O papel da autonomia individual de cada morador para buscar direitos e benefícios.
• Discussão sobre a importância da estrutura familiar como
base para a educação, e não apenas no
ambiente escolar.
• Deve haver entre os familiares, um diálogo direto com os filhos.
• O estreitamento do vínculo familiar como forma de prevenção a “acidentes sociais”.
• As ações do CRAS giram neste sentido, estando portanto o CREAS apto a atuar apenas quando esse
• Deve haver entre os familiares, um diálogo direto com os filhos.
• O estreitamento do vínculo familiar como forma de prevenção a “acidentes sociais”.
• As ações do CRAS giram neste sentido, estando portanto o CREAS apto a atuar apenas quando esse
vínculo se abala, através de políticas que possam eliminar ou mesmo amenizar essas situações de risco.
• Papel do cooperativismo.
16h30min: Finalização dos trabalhos com todos os grupos.
16h50min às 17h40min: Retorno para Grão-Mogol.
18h – 20h: Oficina com guias turísticos e aula de dança no ginásio poliesportivo.
21hs: Jantar
• Papel do cooperativismo.
16h30min: Finalização dos trabalhos com todos os grupos.
16h50min às 17h40min: Retorno para Grão-Mogol.
18h – 20h: Oficina com guias turísticos e aula de dança no ginásio poliesportivo.
21hs: Jantar
Atividades
![]() |
Aulão de dança, salão Paroquial, às 17h30min, para idosos |
![]() |
Aulão de dança, salão Paroquial, às 17h30min, para idosos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário