quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rota 3: Diário de Bordo (25/01/2012 - Quarta-feira)

7hs: Despertar 

08h30min: Planejamento de atividades para serem executadas na comunidade agendada.


Divisão dos grupos de trabalho:
• Momento de lazer, com as crianças na faixa etária de 5 a 10 anos e 10 a 12;
• bate-papo interativo, entre os jovens de 13 a 18 anos, e, por fim;
• Oficina sobre benefícios ofertados pelo poder público através das secretarias.


Elaboração de painéis e desenvolvimento de dinâmica.  
Orientação da professora, Aríete, para a execução das atividades


09h – 11h: Fechamento do relatório do dia anterior e organização do material a ser usado.


11h – 12h: Almoço


13h15min: Chegada à comunidade Barrocão – Organização do material na escola local. 
• Atividades simultâneas: Queimada, futebol com duas categorias, vôlei.  Organizamos um bate-papo com  
   os jovens da comunidade, tendo início com uma dinâmica com rolo de barbante;
• Frisamos sobre a construção da identidade juvenil, através da consciência dos problemas e o que seria 
   solução para os mesmos na comunidade, trabalhando a reflexão de cada um.
• Possibilidades de estudo através dos programas da rede pública estadual e federal. 
• Descobrimos uma jovem portadora de necessidade intelectual, refletimos todos juntos sobre o que 
  poderia ser feito para solucionar o problema, já que a mesma relatou não possuir nenhum         
  acompanhamento social ou psicológico.
• Montagem dos painéis: Problemas/Soluções/Perspectivas.
• A aluna, Izabella, trabalhou com todos os grupos a importância da saúde bucal, demonstrando os         
   procedimentos de escovação.
• A professora, Ariete, coordenou os trabalhos com os pais, acompanhados pela Ana Laura, psicóloga do 
  município, conscientizando sobre o conceito de família, violência doméstica, construção dos valores e 
  identidade dos jovens.
• A importância da organização política – Associação comunitária da comunidade como instrumento  
  importante. Essas relações criam a proximidade e o bom convívio entre os moradores, além de trazer 
  muitos outros benefícios.
• O papel da autonomia individual de cada morador para buscar direitos e benefícios. 
• Discussão sobre a importância da estrutura familiar como base para a educação, e não apenas no 
   ambiente escolar.
• Deve haver entre os familiares, um diálogo direto com os filhos.
• O estreitamento do vínculo familiar como forma de prevenção a “acidentes sociais”.
• As ações do CRAS giram neste sentido, estando portanto o CREAS apto a atuar apenas quando esse 
   vínculo se abala, através de políticas que possam eliminar ou mesmo amenizar essas situações de risco.
• Papel do cooperativismo.


16h30min: Finalização dos trabalhos com todos os grupos.


16h50min às 17h40min: Retorno para Grão-Mogol.


18h – 20h: Oficina com guias turísticos e aula de dança no ginásio poliesportivo.


21hs: Jantar

Atividades
  
Aulão de dança, salão Paroquial, às 17h30min, para idosos

Aulão de dança, salão Paroquial, às 17h30min, para idosos

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