segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Conheça as Rotas do Itinerante 2012 - Norte de Minas

Rota 1 
Município: Chapada Gaúcha 
Período: 09 a 11/03/2012
Faculdades e Cursos: Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) - Curso de Biomedicina e a Faculdade Santo
Agostinho (FASA) - Curso de Farmárcia
Coordenador da Rota: Leonardo Prates
Coordenador de Campo: Saulo Esteves
Monitor: Pedro Henrique


Rota 2 

Município: Cristália
Período: 16 a 18/03/2012
Faculdades e Cursos: Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) - Curso de Biomedicina e a Faculdade Integradas do Norte de Minas (FUNORTE) - Curso de Serviço Social
Coordenador da Rota: Leonardo Prates
Coordenador de Campo: Saulo Esteves
Monitor: Laura Oliveira


Rota 3 

Município: Cônego Marinho
Período: 23 a 25/03/2012
Faculdades e Cursos: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas (IFNMG) - Curso de   Engenharia Florestal e a Faculdade Santo Agostinho (FASA) - Curso de Enfermagem
Coordenador da Rota: Leonardo Prates
Coordenador de Campo: Saulo Esteves
Monitor: Pedro Henrique


Rota 4 

Município: Guaraciama
Período: 30/03 a 01/04/2012
Faculdades e Cursos: Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) - Curso de Enfermagem e a Faculdade
Integradas do Norte de Minas (UNIPAC) - Curso de Administração
Coordenador da Rota: Leonardo Prates
Coordenador de Campo: Leonardo Prates
Monitor: Laura Oliveira                              

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Universitário Cidadão - Itinerante 2012 - Conheça os monitores selecionados e suas redações

Monitor da Rota 1 (Chapada Gaúcha) e da Rota 3 (Cônego Marinho)



Pedro Henrique Freitas de Oliveira
(Acadêmico da UFMG,
campus Montes Claros)
Participou da ROTA 03 – Julho/2011
  Ser Universitário Cidadão é aprender a cada minuto

Passei alguns dias pensando como colocar 15 dias vividos tão intensamente, como descrever tantas experiências boas, ou como relatar vários acontecimentos em 20 ou 30 linhas. Decidi então escrever apenas aquilo que me emocionou e ainda está presente no meu coração.

Em uma de suas mais belas músicas, Chitãozinho e Xororó cita que “viajar é preciso é preciso, com a carroceria sobre as costas”. Essa música retrata um pouco do que é ser um Universitário Cidadão, onde é necessário viajar, levando nas carrocerias todo o conhecimento e aprendizado adquirido na academia, disposto a viver novas experiências e aprender o verdadeiro sentido da universidade, o retorno a comunidade. 

Viajei com muita vontade de ajudar, de ser útil, de poder contribuir para a melhoria das comunidades visitadas. Entretanto, viajei na certeza de que seria uma experiência de mão dupla, pois levaria a teoria passada pelos meus Mestres às comunidades e retornaria com o verdadeiro conhecimento, o aprendido na prática. 

“Oh, Minas Gerias, quem te conhece não esquece jamais... Oh, Minas Gerais”. Sabias palavras do José Duduca Morais que descreve o meu sentimento neste momento, depois de conhecer o Seu Zé da laranja, homem simples e um verdadeiro mineiro em sua essência, da comunidade São João do Vacaria. O menino “Costinha”, carinhosamente chamado de “Mascote da ROTA 3”, que nos presenteou com sua presença e companheirismo em todos os momentos na cidade de Rubelita. Ou ainda o Zé Pedro, secretário como função, mas um verdadeiro entusiasta como pessoa. Portanto, depois de viver maravilhosos momentos iguais a estes e como um bom Mineiro, só tenho a dizer “eita Minas Gerais, viu!?”

Foram tantas as comunidades e povoados visitados, as estradas percorridas, as amizades consolidadas, os trabalhos realizados, os conhecimentos passados e recebidos que me sinto muito realizado como pessoa, mas ainda não satisfeito, pois devo e posso dar retorno a nossa sociedade.

Mas, antes de terminar, é necessário agradecer. Muito obrigado ao Governo do Estado de Minas Gerais e especialmente à Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, pela iniciativa e realização deste projeto grandioso e que em sua primeira edição já colhe resultados significativos.


Monitor da Rota 2 (Cristália) e da Rota 4 (Guaraciama)

Laura Aparecida Gomes Oliveira - 
(Acadêmica da Faculdade Pitágoras)
 Participou da ROTA 01 – Julho/2011
Construindo um saber cidadão: explorando
as opulências da pobreza

Quem foi que disse que as teorias explicam tudo? O que seria do conteúdo teórico se não fossem os testes e re-testes, as análises minuciosas, a observação prática e o risco do erro na tentativa de acerto? Assim surgem teorizações: de experimentos inicialmente questionáveis, mas que podem resultar em algo surpreendente, lógico e aplicável. 
Mais do que testar conhecimentos e repassar o pouco que aprendemos nas universidades por meio de teorias diversas, das filosofias complexas e das metodologias inexoráveis, aprendemos a apreender a riqueza dos saberes populares, passamos a compreender a importância das crenças, contos, lendas e causos regionais na constituição da identidade norte-mineira, caracterizada pela luta mesmo diante dos atravessamentos advindos da sofreguidão suscitada pela inópia. 
Fornecer ao universitário a oportunidade de construir um saber interdisciplinar no contato direto com as populações em estado de vulnerabilidade e risco capacita-o no exercício da cidadania e na humanização visto que a realidade prática aprovisiona-o da capacidade de tornar visível possibilidades de mudança àqueles que se encontram cegos pelo sofrimento e descrentes da força que possuem enquanto sujeitos potenciais de transformação no combate à pobreza.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Rota 2 - Diário de Bordo (01 e 02/02/2012 - Quarta e Quinta-Feira)


Na quarta-feira de manhã houve uma grande ação, na Praça da Fonte, com a presença de vários moradores locais e alunos das escolas estaduais. Foi feito avaliação nutricional, aferição de pressão, orientação de higiene bucal e alongamento.

A Escola Estadual Nair Lima foi ponto de diversas ações do Projeto Universitário Cidadão, crianças de todas as idades assistiram historinhas da nutrição (teatro de fantoches e atividades), palestra Conhecendo sobre “Os Anuros (sapos, rãs e pererecas)" e teatrinho, do curso de odonto.

Ainda pela manhã, houve palestra sobre "Incontinência Urinária", no PSF Alvarenga, para dezenas de mulheres e, simultaneamente aconteciam a visitas domiciliares em toda cidade.

À tarde, na Escola Estadual José Brígido, aconteceu palestra "Repensando a Escola", para alunos de 15 a 17 anos, ginástica acrobática, para faixa etária de 11 a 14 anos, e uma mesa redonda com o tema "Dificuldades no ensino da Educação Física".

No PSF Alvarenga houve duas importantes palestras: "Alimentos Funcionais e Orientações Higiene Bucal" e a palestra sobre AVE (Acidente Vascular Encefálico).

Segundo Maria Izabel, de 52 anos, "A palestra foi muito proveitosa, pois nunca que sabemos tudo e é sempre bom tirar dúvidas com pessoas capacitadas. Foi muito bom, gostaria que tivesse mais”.

À noite, foi ministrada palestra "Mostra de Profissões", na casa paroquial, para alunos e professores da escola Cristo Rei e José Brígido.

Na quarta - feira (01/02), às 18hs, o progresso na aula de dança foi visível. Os alunos tiveram uma introdução sobre o novo ritmo “Forró” e, logo após, a aula prática com as primeiras noções. Esta atividade contou com cerca de 40.


Fotos das atividades  

Alongamento, durante ação global, na Praça da Fonte, quarta (01/02)

Atividades direcionada para crianças, com jogos, brinquedos e brincadeiras, na Praça da Fonte, quarta (01/02)

Atividades direcionada para crianças, com jogos, brinquedos e brincadeiras, na Escola Estadual José Brígido, quarta (01/02)

Ação global, na Praça da Fonte, quarta (01/02)


Ação global, na Praça da Fonte, quarta (01/02)


Teatrinho feito pela turma de odonto e enfermagem, na Escola Estadual Nair Lima, quarta (01/02)


Teatrinho feito pela turma de odonto e enfermagem, na Escola Estadual Nair Lima, quarta (01/02)


Palestras sobre: "Hipertensão e Diabetes", quarta (01/02)


Palestra sobre: "Repensando a Escola", na Escola Estadual José Brígido, quarta (01/02)


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Rota 2: Diário de Bordo (30 e 31/01/2012 - Sexta e Sábado)


PRIMEIROS DIAS EM CORINTO

O Projeto Universitário Cidadão já está a todo vapor em Corinto/MG. As ações estão sendo realizadas por toda a cidade.


Na segunda-feira (30), os universitários acordaram bem cedinho e realizaram caminha e corrida, na praça do quartel e na praça do hospital. O evento contou com a presença de 30 pessoas.

Os acadêmicos de enfermagem, odontologia e nutrição fizeram aferição de pressão, orientação de higiene bucal e avaliação nutricional, em dezenas de pessoas que passavam pela praça da fonte. Um aluno, de cada curso, realizou visitas domiciliares, nos bairros São João e Maciel.

Ainda pela manhã, outros alunos de enfermagem e nutrição realizaram atendimento de puericultura, para cerca de 10 crianças, no PSF São João. As crianças passaram por exame físico geral, pesagem e aferição da estatura, além, do preenchimento e atualização dos cartões de vacinação.

À tarde, estudantes, do curso educação física, nutrição e odontologia, ministraram palestra sobre "Câncer de Mama e Câncer Bucal", para 20 enfermeiros e agentes comunitários. Durante a atividade, os profissionais de saúde participaram de ginástica laboral realizada pelos estudantes de educação física.

"A palestra foi super interessante. Gostei bastante do material didático utilizado na palestra, deixou a palestra muito mais atrativa", ressalta agente de saúde, Elaine, 35 anos.

Alunos de enfermagem e BHU (Bacharelado em Humanidades) ministraram uma palestra sobre DST's (Doença Sexualmente Transmissível) e métodos contraceptivos, para dezenas de mulheres, no PSF Alvarenga.

Cerca de vinte e cinco crianças, entre 6 a 12 anos, participaram da oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras. As crianças fizeram cantigas de roda, construção de brinquedos, circuito com materiais encontrados na escola, desenho com papel e lápis, etc.

Já na terça (31), pela manhã, os universitários foram divididos, metade foi para a ação global na zona rural (comunidade Beltrão) e a outra metade ficou na cidade.

Na cidade, os acadêmicos de fisioterapia, BHU (Bacharelado em Humanidades), nutrição, enfermagem e odontologia realizaram palestra sobre "Cuidadores de idosos", para 38 agentes de saúde, no auditório da AMEV (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio das Velhas).

Foram abordados temas como a importância da autonomia dos idosos, como evitar quedas, alimentação ideal, postura e sexualidade na 3ª idade. “Aprendemos técnicas corretas de cuidar para cuidar de idosos”, ressalta a cuidadora de idosos, Ronilda, 41 anos. Já, Lucilene Amorim, 26 anos, pretende repassar tudo o que aprendeu para outras pessoas.

Mais tarde, no mesmo local, foi ministrada palestra sobre “Saúde bucal, hipertensão arterial e diabetes a 15 idosos”.

Na comunidade Beltrão, ainda pela manhã, a equipe de ed. física realizou evento de utilização de aparelhos de ginástica em praça pública, cerca de 30 pessoas compareceram.

À tarde, foram feitas palestras sobre "Orientação Postural", "Modificações fisiológicas na gestação" e "Orientação de higiene bucal", para cerca de 40 gestantes e agentes de saúde. As palestras aconteceram na Barraquinha, Santuário Stº Antônio, e foi ministrada por estudantes de fisioterapia, enfermagem e odontologia.

Os alunos, do curso de educação física, realizaram ginástica laboral, com 20 funcionários da secretaria de saúde. 

Estamos divulgando a agenda de atividades, do Projeto, diariamente, na rádio Portal FM, onde estamos sendo muito bem recebidos.


As Atividades de Campo

Divulgando a agenda de atividades, do Projeto, na rádio Portal FM,

Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, segunda-feira (30)

Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, segunda-feira (30)
Palestra sobre "Cuidadores de idosos" no auditório da AMEV, terça-feira (31)


Palestras sobre "Orientação Postural", "Modificações fisiológicas na gestação" e "Orientação de higiene bucal", terça-feira (31)
Visitas domiciliares, nos bairros São João e Maciel, segunda (30)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)

Comunidade de Beltrão: ação global na zona rural, terça-feira (31)