segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rota 1: Diário de Bordo - "MISSÃO CUMPRIDA" (29/01/2012 - Domingo)



Como disse o Dr. Sérgio “Senhores a missão foi dada” 
Temos a certeza de que ela foi cumprida!
Agora é bola pra frente e pé na estrada....

 
Depoimentos de alguns alunos ...


APRENDENDO A VIVER EM COMUNIDADE

É muito bom estar com quem amamos com quem temos intimidade, com pessoas que falam o mesmo dialeto e vivem na mesma linha de pensamento. Todavia chega uma hora que precisamos conviver com pessoas diferentes de nós, com pensamentos, religiões, profissões e hábitos totalmente distintos, vivenciei isso no Projeto Universitário Cidadão.

A experiência vivida nas cidades de Ouro Verde e Nova Módica me permitiram momentos incríveis, muitos risos com o pessoal do alojamento, revelação de talentos (alguns engraçados), crianças interessantes e acolhedoras, idosos simpáticos, uma experiência e tanto! Muito aprendizado e diversão, mas também momentos de tristezas por ver pessoas doentes, passando necessidades, crianças sem assistência necessária para se viver bem, homens de muita sabedoria, mas de poucas ações diante dos problemas.

Aprendi muito!

Aprendi a não reclamar das coisas, pois vi que as mínimas coisas que passo, às vezes nem se comparam com as coisas que vi nesta cidade.

Aprendi que viver em comunidade é entender as pessoas em sua totalidade, na sua maneira de agir, de pensar, de trabalhar com os menos favorecidos e acima de tudo, amar ao próximo como a si mesmo.

Fiquei no alojamento com pessoas muito legais, algumas brincalhonas demais, outras tímidas demais, coordenadores excelentes, professores capacitados para tais atividades, enfim, pessoas de várias formas, porém com um mesmo propósito, levar alegria, informação, diversão, cultura, solidariedade... Enfim, levar tudo de bom que cada um tem dentro de si.

Senti muita falta da minha família, contudo não me arrependo de nada que fiz, faria tudo novamente, pois ajudar pessoas é sempre bom e aprende-se mais do que se ensina. Aprendi a não me limitar na teoria acadêmica, mas entender meu conhecimento para a prática solidária.

Chamou-me atenção, uma casa que visitamos na cidade de Ouro Verde de Minas. Nela, há uma mulher que definha com câncer e não recebe aposentadoria por invalidez, nem mesmo remédios, por parte do poder público, todos os medicamentos são comprados, segundo o seu marido que possuía pouca informação acerca da enfermidade da sua esposa. Quem cuida dessa senhora é a filha mais velha em uma casa totalmente desequipada para ter alguém com tal doença.

Enfim, foram tantas coisas que vivenciei nesses dias, que muitas folhas ainda seriam pouco para descrever a experiência e emoção, o que posso dizer é que valeu a pena tudo isso, pois sei que vou lembrar pelo resto da minha vida essas cidades encantadas e cheias de tradições e de pessoas que nos receberam de braços abertos para a execução desse brilhante projeto que muito me ajudou.

Agradeço muito a Deus por ter me direcionado a este Projeto, pode até parecer engraçado mais até na minha vida espiritual muito me ajudou, agradeço aos organizadores do projeto em especial à coordenadora Karen que a todo o momento se preocupou com todos os universitários e por ter me dado uma aula de amor e respeito ao próximo, ao professor Sérgio que nos acompanhou nessa missão pelos momentos de compreensão e muita ajuda. À monitora Haiandra por ter se empenhado tanto com o Projeto. Enfim, meus agradecimentos a todos os Universitários Cidadãos que se doaram a todas as cidades e comunidades visitadas. Deus abençoe a todos.

Autor: Moisés Moreira Ferraz
Acadêmico de Direto
UNIPAC










MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA

Quando tudo começou queríamos que rápido chegasse ao fim, nosso único desejo: voltar pra casa, mas já era tarde uma missão nos foi dada. Então começamos a ver a vida de um ângulo diferenciado, que se talvez não tivéssemos participado desse projeto não teríamos enxergado, e sendo assim a missão saiu do papel e foi tomando cor, forma e vida. Os dias foram passando, as expectativas foram aumentando e a satisfação tomou uma proporção que sequer esperávamos.

Como queríamos levar cada um conosco, como queríamos mudar a vida de cada um, como queríamos que os dias não passassem e a missão não se acabasse, mas que fosse constantemente renovada, porém com o mesmo objetivo: levar alegria àqueles rostos, àquela casa e àquela vida que por algum motivo congelou-se e deixou de desenvolver, de produzir e de buscar, pois no caminho ficou só, sem força, sem motivação.

Como queríamos abrir mão da nossa vontade só pra ver àquele sorriso mais uma vez, como queríamos que cada sentimento fosse concreto para que pudéssemos guardar dentro de uma caixinha e fazer dela a nossa caixa de pandora, para que quando estivéssemos tristes ou querendo desistir enxergássemos nela nosso porto seguro, nossa força nos lembrando sempre da diferença que fizemos na vida de cada um que passou por nós, mesmo não sendo formadas, entretanto, sendo simples universitárias deixamos algo de nós que de alguma forma serviu como norte para àquele caminho que ficou só, pois haviam obstáculos impostos por fatores que vão além da desinformação, da sociedade, fatores que machucam, que destroem. Assim como nós, essas pessoas nos deixaram algo que levaremos para toda a vida, seja nos bancos da faculdade, na nossa vida particular e principalmente na nossa vida profissional, ah como queríamos!

Ah como queríamos que todos enxergassem o outro em sua totalidade, sentir que também são responsáveis pela mudança social, mudança essa que ainda encontra barreiras dividindo pessoas como se fossem objetos.

Enfim senhores, missão dada, missão cumprida e ainda assim, ah como queríamos!



Autoras: Deaci dos Santos e Sara Almeida Botelho 
Psicologia
UNIPAC-TO

domingo, 29 de janeiro de 2012

Rota 2: Diário de Bordo (27 e 28/01/2012 - Sexta e Sábado)

Os últimos dois dias de atividades em Buenópolis foram intensos.

Na sexta (27/01), os acadêmicos de enfermagem e nutrição ministraram palestra de “Hipertensão e Diabetes” e “Alimentos funcionais na prevenção e controle de diabetes e hipertensão”, na Escola Municipal Noemi Tereza da Costa, para populares locais.

Estudantes, de todos os cursos, participaram de uma ação (aferiram pressão, fizeram avaliação nutricional e alongamento), na avenida principal da cidade. Dezenas de pessoas foram beneficiadas com essa ação. Na manhã de sexta, universitários de fisioterapia realizaram uma excelente palestra sobre “Orientações Posturais”, em um dos PSF’s (Posto de Saúde da Família) da cidade.

Após a palestra, foram realizados alongamentos personalizados, no decorrer da manhã, com a participação de 43 pessoas. Cerca de sessenta alunos, das escolas estaduais Padre Laerte e Nossa Senhora do Carmo, estavam presentes na palestra “Sedentarismo”, “Alimentação e Atividade Física” e “Dietas da moda, Diet. X Light”, ministradas pelos alunos de nutrição e ed. Física.

No fim da tarde, foi realizada uma oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, na Praça Deraldo Alves, para aproximadamente 70 crianças.

Já no sábado, ouve uma grande ação global na Praça Deraldo Alves. Alunos de nutrição, biologia, fisioterapia, educação física, enfermagem e BHU (bacharelado em humanidades) desenvolveram diversas atividades como teste da glicemia, avaliação nutricional, aferição de pressão, cálculo de IMC, orientação para atividade física e saúde e uma divertida oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras.

Por fim, a noite aconteceu o palco livre e um “Bailão Universitário”, na praça do fórum, que foi animado por uma banda local.

UFA!!! Quanta coisa né.

O Projeto Universitário Cidadão – Rota 2 sai de Buenópolis com a sensação de dever cumprido.

Foram 7 dias de muito trabalho, conhecimento e alegria.

Como foi bom ver estampado no rosto de cada criança, cada jovem, cada adulto e de cada idoso a alegria e a gratidão pelos serviços prestados.

Temos consciência de que não mudamos a realidade de Buenópolis, mas temos convicção que colaboramos muito para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e aumentamos imensuravelmente a nossa bagagem de conhecimento.

Agradecemos a todos os cidadãos de “Bueno” e a prefeitura municipal em nome do prefeito Edivaldo Nascimento e a secretária de saúde Cátia Regina.



Atividades em Campo

Palestra sobre “Orientações Posturais”, em um dos PSF’s (Posto de Saúde da Família) da cidade, sexta-feria (27/01)

palestra sobre “Orientações Posturais”, em um dos PSF’s (Posto de Saúde da Família) da cidade, sexta-feria (27/01)
palestra sobre “Orientações Posturais”, em um dos PSF’s (Posto de Saúde da Família) da cidade, sexta-feria (27/01)

Ação global (aferiram pressão, fizeram avaliação nutricional e alongamento), na avenida principal da cidade, sexta-feira (27/01)
Ação global (aferiram pressão, fizeram avaliação nutricional e alongamento), na avenida principal da cidade, sexta-feira (27/01)
Ação global (aferiram pressão, fizeram avaliação nutricional e alongamento), na avenida principal da cidade, sexta-feira (27/01)
Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, na Praça Deraldo Alves, sexta-feira (27/01)
Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, na Praça Deraldo Alves, sexta-feira (27/01)
Ação global (aferiram pressão, fizeram avaliação nutricional e alongamento), na na Praça Deraldo Alves, sabádo-feira (28/01)
Ação global (aferiram pressão, fizeram avaliação nutricional e alongamento), na na Praça Deraldo Alves, sabádo-feira (28/01)
Ação global (aferiram pressão, fizeram avaliação nutricional e alongamento), na na Praça Deraldo Alves, sabádo-feira (28/01)
Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, na Praça Deraldo Alves, sexta-feira (27/01)
Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, na Praça Deraldo Alves, sexta-feira (27/01)

Oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras, na Praça Deraldo Alves, sexta-feira (27/01)

Rota 1: Diário de Bordo "EM CORDEL" (28/01/2012 - Sábado)

                  Até então desconhecido                   
Por parte da população
Ouro Verde e Nova Módica recebem
O Projeto Universitário Cidadão.

De Rota Um fomos chamados
A partir da primeira reunião
Palcos dessa segunda edição.

Cidade montanhosa
E de um povo acolhedor
Ouro verde se destaca
Por suas rochas e calor.

De Água Preta de Baixo
A Água Preta de Cima
A humildade se fez reinar
Povo com vestes simples
Mas com histórias de invejar.

Onde deveriam existir pontes
Existem passarelas de madeira
Mas o povo não desanima
Luta e não perde as estribeiras.

Nas visitas uma experiência
De um chefe de família
Nesse pequeno lugar do Brasil
“Se panela vazia fosse processo
Eu já teria mais de mil”

Em Água Preta de Baixo
Muito trabalho e emoção
Diante de uma criança mal tratada
Lágrimas não se contiveram
E foram ao chão.

Empecilhos acontecem
E com essa trupe não foi diferente
O carro não subiu o morro
E a gente empurrou... Contente...
Contente!

Levantar 06h30min
Não é costume de universitário
Fazer café nem se fala
Pra gente não existe horário.

Inédito neste projeto
Foi o Desfile brega realizado pela Denise
Com estilo todos participaram
E para a próxima edição aguardamos a
reprise.

Em retribuição ao carinho,
Uma seresta foi planejada,
Musica ao vivo e flores cheirosas
Reconhecendo a importância da mulherada.

De Moisés a Pudim
De Denise a robô fofo
O quarto das meninas arrumadinho
Dos homens um cafofo.

Quando surgiam quaisquer dúvidas
Recorria aos nossos tutores
Ficam os sentimentos de gratidão
Aos nossos inesquecíveis professores.

Nada disso teria acontecido
Sem o apoio da Coordenação.
Deixo aqui os meus agradecimentos
A vocês Karen e “Vinição”.

Como disse o Dr. Sérgio
“Senhores a missão foi dada"
Temos a certeza de que ela foi cumprida
Agora é bola pra frente e pé na estrada.

      
Autor do Diário de Bordo "EM CORDEL"
Acadêmico de Direito
UNIPAC




Noite Cultural 

Rota 1 encerra com chave de ouro!
Noite cultura,l em Nova Módica, contou com a participação de talentos diversos...



Rota 1 encerra com chave de ouro!
Noite cultura,l em Nova Módica, contou com a participação de talentos diversos...



Rota 1 encerra com chave de ouro!
Noite cultura,l em Nova Módica, contou com a participação de talentos diversos...




sábado, 28 de janeiro de 2012

Rota 3: Diário de Bordo (27/01/2012 Sexta)


Começamos o dia, com a organização do material e atividades a serem desenvolvidas na Ação Global. 

Ás 8 horas da manhã, nos deslocamos para a praça da rodoviária, onde as equipes de trabalho foram subdivididas em grupos, para aferição de pressão arterial; aferição de medidas antropométricas sendo elas: peso e altura; teste de glicemia; orientação a respeito de odontologia; nutrição, orientação sobre plantação de muda; e orientação sobre o perigo da dengue e de como evitá-la; orientação sobre o câncer de mama e colo de útero, atividades recreativas para as crianças, orientação sobre hipertensão e diabetes, dentre outras.

As atividades foram desenvolvidas com participação emmassa da população, sobretudo, devido o fato de sexta-feira ser o dia de feira na cidade.

Durante a ação global, contamos com o apoio da prefeitura, que proporcionou a infraestrutura com tendas e som; da polícia militar, com o fechamento da rua e a segurança; além do apoio de agentes comunitários de saúde, educador físico e uma enfermeira.

O Evento foi bastante produtivo, certa de 300 pessoas entre idosos, adultos, crianças e jovens, participaram de pelo menos alguma das atividades citadas.


Fotos da atividade











Rota 1: Diário de Bordo (27/01/2012 - Sexta-feira)

A sexta-feira os universitários visitaram a comunidade rural de São Brás. No vilarejo, a equipe realizou ação global para atender à comunidade com, avaliações, orientações, ginástica laboral, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, assim como, jogos e brincadeiras para a criançada.

Já no período da tarde, a equipe se preparou para palestras e para a noite cultural que aconteceu na praça junto à feirinha. Esse evento foi um sucesso e contou com a participação de diversos talentos locais que deram um show de interpretação, dança e muita música!

Claro que os talentos Universitários não ficariam de fora, e os meninos deram novo show reapresentando a serenata na praça, além de outros que cantaram, apresentaram, enfeitaram e participaram com muito brilho!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Rota 2: Resumão (Diário de Bordo: 24,25 e 26/01/12 - terça, quarta e quinta)

       Os últimos três dias, em Buenópolis, foram agitadíssimos!
      Diversas ações e atividades promovidas pelo Projeto Universitário Cidadão movimentaram essa linda e acolhedora cidade.
      Os alunos de enfermagem e fisioterapia ministraram palestra sobre “Drogas”, na E. E. Nossa Senhora do Carmo, para 45 alunos. Durante a palestra, os acadêmicos esclareceram a diferença entre a droga lícita e ilícita e mostraram as consequências negativas que elas exercem na vida do ser humano.  Houve ainda, uma dinâmica muito divertida e interessante com os alunos da escola. A aluna Thaís, 14 anos, do nono ano, disse que a palestra foi muito produtiva e esclarecedora.
     Em outra oportunidade, também, aconteceu essa mesma palestra, na E. E. Padre Laerte, para 513 alunos, de 14 a 21 anos. A aluna Joana, 15 anos, achou a palestra muito interessante porque os alunos interagiram, tirando dúvidas e relatando depoimentos de amigos que se envolveram com as drogas.
      Estudantes de educação física, fisioterapia e enfermagem realizaram uma palestra sobre “Planejamento Familiar e DST’S (Doenças Sexualmente Transmissíveis)”, e, também, uma peça teatral sobre “Esteroides e Anabolizantes”, no PACE (Projeto Amigos Construindo a Esperança).  Estiveram  presentes aproximadamente 30 pessoas, que saíram muito satisfeitos do local. 
      “A palestra dos universitários foi muito produtiva, pois pude aprender mais sobre o assunto e conhecer algumas doenças sexualmente transmissíveis que não conhecimento. Eu não sabia que o uso de anabolizantes fazia tão mal ao nosso organismo”, ressalta Raimundo Nonato,  de 18 anos.
      Outra ação, organizada pelos acadêmicos de nutrição, enfermagem e fisioterapia, foi à palestra sobre: “Hipertensão e Diabetes, Orientações Posturais e Higiene Bucal para crianças”, com cerca de 50 pessoas, entre crianças e adulto, no Clube das Mães.
       Os estudantes de enfermagem, fisioterapia, educação física e odonto voltaram ao asilo São Vicente de Paulo, desta vez, para ministrar palestra sobre: “Aos Cuidados de Idosos”, para 22 cuidadores de idosos. Durante a palestra foi abordado assuntos como o respeito aos idosos, autonomia, temas de estímulos do olfato, sexualidade na terceira idade. A aluna de odontologia falou da saúde bucal. Os técnicos tiveram a oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas.
      Na terça-feira, houve uma ação global na avenida principal, de Buenópolis. Participaram alunos de todos os cursos, cada um trabalhando na sua área. No decorre dos atendimentos foram feitas avaliação e orientação nutricional, aferição depressão e glicose, vacinação contra febre amarela, orientação sobre higiene bucal.  Contamos, também, com a participação do prefeito Edivaldo Nascimento. “O Projeto Universitário Cidadão é mais um grupo entre o governo e o povo. Essa interação entre os Universitários e a população cria confiança entre o cidadão e aqueles que, em um futuro próximo, estarão de uma maneira direta cuidando do nosso povo”, diz o prefeito.
       Houve, ainda, palestras sobre gestação e métodos contraceptivos em diversos pontos do município. “Eu adorei estas palestras porque todos nós temos muitas dúvidas sobre esses assuntos e tenho certeza que muitas delas foram sanadas aqui”, afirma Bruno Ottoni.
     Na quarta-feira, pela manhã e a tarde, os estudantes de nutrição, educação física, enfermagem, odontologia, fisioterapia, ciências biológicas e bacharelado em humanidades fizeram visitas domiciliares, acompanhados pela fisioterapeuta, Shirley.
      Na Escola Padre Laerte foi ministrada palestra sobre “O Ambiente Escolar”, pelos acadêmicos de Bacharelado em Humanidades, participaram 43 estudantes e funcionários da escola.
       Ao final do dia tivemos a palestra “Os três poderes e você”, na câmara de vereadores, com a presença de alguns vereadores e cidadãos da comunidade. A palestra foi dirigida pelos acadêmicos de BHU – Bacharelado em Humanidades. O objetivo da palestra foi fazer com que a população conhecesse melhor os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.
      Já na quinta-feira, todos os universitários, professores e coordenadores acordaram bem cedo, às 6hs, rumo à comunidade rural de Curimataí. Foi um dia em que as ações foram bem diversificadas, como: atendimentos (teste de glicemia, avaliação nutricional, aferição de pressão, cálculo do IMC), palestras (Hipertensão e Diabetes, Planejamento familiar, Drogas e alcoolismo, Câncer de Mama, Câncer de Colo e DST´s, Métodos Contraceptivo, Violência Contra Mulher e autoestima; e Alimentos funcionais na prevenção e controle de diabetes e Hipertensão), atividades (alongamento, orientação postural, jogos, brinquedos e brincadeiras, teatro da nutrição, teatro da odonto) e, também, visitas domiciliares.


Fotos das atividades de terça-feira (24/01/2012)

Ação (aferição de pressão), na avenida, em Buenópolis












Ação, na avenida, em Buenópolis, dia 24/01 (terça-feira)





Animação faz parte das ações na Rota 2, na avenida, em Buenópolis









Equipe pronta para dar início às ações, na avenida, em Buenópolis


Ginástica acrobática


Teatro sobre “Esteroides e Anabolizantes”

Palestra “Hipertensão e Diabetes, Orientações Posturais e Higiene Bucal”

“Planejamento Familiar e DST’S ”









































Ginástica acrobática





















































 Fotos das atividades quarta-feira (25/01/2012)
Ação global, na pracinha da Matriz


Palestra sobre: "Chantala e gestação"

Ginástica acrobática na escola

Palestra sobre: “Aos Cuidados de Idosos”

Palestra sobre: “Os três poderes e você”, na câmara de vereadores

Práticas agroecológicas

Práticas agroecológicas

Práticas agroecológicas

Teatro da Chapeuzinho Vermelho, na E. E. Laerte Esperança de Oliveira

Teatro da Chapeuzinho Vermelho, na E. E. Laerte Esperança de Oliveira


Teatro da Chapeuzinho Vermelho, na E. E. Laerte Esperança de Oliveira

Orientação de higiene bucal, na E. E. Laerte Esperança de Oliveira




Fotos das atividades de quinta-feira (26/01/2012)

Atendimentos (aferição de pressão)

Atendimentos (aferição de pressão)

Atendimentos (orientação de higiene bucal)

Atendimentos (orientação de higiene bucal)